quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Pesquisa na wikipédia

EDUCAÇÃO FÍSICA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
A educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano, além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo.[1] Ela trabalha, num sentido amplo, com prevenção e cura de determinadas doenças humanas num contexto terapêutico e também é fundamental na formação básica do ser humano, devido sua atuação no contexto psicossocial no conhecimento corporal (conhecimento do próprio corpo) suas possibilidades de ação e suas limitações.[2] É a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Educação Física. É um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos.
BRINCADEIRAS
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brincadeiras de crianças são todas os tipos de jogos e atividades que envolvem imaginação, esforço físico e competição praticados pelas crianças. Existem vários tipos de brincadeiras, estas sofrem tem suas próprias sub-divisões regionais.
CULTURA POPULAR
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cultura popular, cultura de massa ou cultura pop é a cultura vernacular - isto é, do povo.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Educação Física Escolar 2

Educação Física Escolar

;

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PESQUISA DE JOGOS E BRINCADEIRAS DA CULTURA POPULAR


INTRODUÇÃO
O desenvolvimento da criança se dá principalmente através do ato de brincar, que pode acontecer em várias situações.
O jogo é uma característica do comportamento infantil. A criança devota ao jogo a maior parte de seu tempo e este é um fato sobre o qual não paira nenhuma dúvida.
O jogo infantil é um elemento de aprendizagem e desenvolvimento, de adaptação social, de libertação pessoal e conservação da própria cultura. Ao encerrar uma série de valores, nomeadamente recreativos, pedagógicos, culturais, o jogo tem diversos campos de aplicação: o ensino, a recreação, o desporto e a dinâmica em grupo.
“Pelo jogo abandonamos o mundo de nossas necessidades e técnicas para criar mundos de utopia. Para ela, o jogo é trabalho, o bem, o dever, o ideal de vida. Perguntar porque a criança brinca, é perguntar por que é criança, e pelo brinquedo, que crescem a alma e a inteligência. Uma criança que não sabe brincar, uma miniatura de velho, será um adulto que não sabe pensar.”(CHATEAU, Jean-1961).

OBJETIVO GERAL

- Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações culturais presentes nos jogos e brincadeiras.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estimular a integração social;
-Desenvolver o espírito de solidariedade e cooperação;
- Desenvolver as funções psicomotoras;

METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido nas terceiras , quartas e quintas séries do período vespertino da EE Vilmar Vieira de Matos.
            Inicialmente o tema será abordado com os alunos em sala de aula. Em seguida farão uma pesquisa, conversando com seus pais, tios , avós, para saber qual o jogo ou a brincadeira que conhecem. Posteriormente a pesquisa será na sala de tecnologias, em sites, blogs sobre o tema.
            Durante as aulas práticas os alunos irão vivenciar os jogos e as brincadeiras.
            Para finalizar o projeto, será editado um livro contendo todos os jogos e brincadeiras sugeridos pelos alunos participantes.

CRONOGRAMA
            O projeto será desenvolvido no decorrer do primeiro semestre de 2011.

AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá durante todo o processo pedagógico de forma contínua.


EXPECTATIVA DO PROJETO
As expectativas são as melhores possíveis. Acredito que o tema incentivará os alunos na pesquisa, elaboração do livro e na prática.